O básico do blog

novembro 1st, 2006

Para tornar os critérios de avaliação dos blogs produzidos por cada aluno mais objetivos, criei o que chamos de “kit básico do blog”. São características que considero importantes por algum motivo, seja por estimular o uso de alguma ferramenta on-line ou por ser realmente imprescindível para um blog jornalístico de qualidade.

Concordo com aquele que disser “vários blogs bons não têm tudo isso”. Como sempre digo, o foco principal de um blog deve ser o conteúdo e a relação com os visitantes, não a forma. Mas, nosso objetivo é explorar o potencial do meio, por isso esse “preciosismo” todo.

Vamos lá, eis o kit básico 2006-2, o mínimo que um blog deve ter:

1. Todo o conteúdo do beta.blogger.com (comments, labels etc) visível para o visitante traduzido para o português.

2. Visual único. Ou seja, personalize alguns ítens do seu template — cores de fundo, tamanho e cor da fonte, cor de links, imagens, etc — para criar a sua identidade visual. Dica para escolher paleta de cor: colourlovers.com

3. O título do seu blog (a sua marca) deve ser o titulodoseublog.blogspot.com

4. RSS de notícias. Agregue na barra lateral, através de um feed RSS, o conteúdo de uma busca de notícias relacionadas com o tema do seu blog.

5. RSS do seu del.icio.us. Aqui as notícias agregadas dependem do seu filtro, não são capturadas automaticamente como no ítem 4. São as suas indicações para os visitantes, ao mesmo tempo que constituem a sua base de referências on-line.

6. Rede de links. Indique os blogs dos amigos, outros blogs de temas relacionados e se quiser até sites que considera úteis para o seu público.

7. Feed do seu blog disponível numa imagem como essa rss ou rss ou rss

8. Uso do hipertexto.

9. Redação e edição para blogs.

10. Uso de “tags” (”labels” segundo o blogger), as palavras-chave, para organizar e classificar o conteúdo.

10. O blog deve ter pelo menos duas fotos originais e pelo menos seis posts originais. Os posts não podem ser todos da última semana antes do prazo de entrega.

Para aqueles que não cursam a disciplina (e alunos também, claro): o que acharam do kit básico? O que poderia ser incluído? Quais os pontos mais importantes? Comentem!

Para os alunos de IMD3: tudo isso acima é o ponto de partida, o mínimo. Dá pra fazer muito mais: publicar vídeos (via youtube.com), mais fotos, mais textos, enquetes, posts do celular para o blog, uso do adsense do google, parceria com comércio eletrônico (Mercado Livre, BuscaPé & BondFaro, Submarino), etc etc.

Regrinha: não fazer qualquer um dos ítens acima significa a perda de um ponto por cada ítem não implementado. No entanto, a soma de todos os ítens feitos é de no máximo oito pontos. Ou seja, quem não fizer um ítem do kit básico fica com nota 7. E quem cumprir o kit básico sai com nota 8 e ganha o direito de almejar os outros dois pontos conforme “o conjunto da obra” (criatividade, qualidade das pautas, dos textos, da edição, layout etc). A análise do “conjunto da obra” abrange também o esforço para ir além do básico e a participação em aula durante todo o semestre.

Cronograma: Durante o mês de novembro vamos trabalhar os blogs nas aulas, mesclando discussão de textos com o trabalho prático. A quarta-feira dia 22/11 será a última aula para resolver dúvidas e finalizar o blog. Prazo final para conclusão do trabalho: 23/11, quinta-feira, até às 23h59. Na sexta-feira 24/11 pela manhã iniciaremos a “leitura final” de cada um dos blogs.

Não deixem tudo para a última hora!


3 comentários para o post “O básico do blog”

  1. Sérgio Giron on novembro 27, 2006 21:09
  2. xgqy byexzt on junho 3, 2007 12:12

    uticjlf rbqtkavdy sfodpju axdukpyb fswra vlxkgsn hpmkwdirs

  3. oqxeu fsiqlr on junho 3, 2007 12:12

    eyjnxfmt vczflr soglctvdq qcbyei laupvf nfmcagol lceiudpx http://www.igrdvkqba.mjoqe.com

Link de retorno | Comments RSS

Participe com seu comentário

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Site

Vamos lá, sem timidez, fala aí: