Floripa Adventure

Onde fazer vôo livre em Floripa

20/12/07 · 14 comentários   

Sobrevoar praias, lagoas, dunas, para muitas pessoas é apenas um sonho, mas esse sonho pode tornar-se realidade em Floripa. Seja para voar com uma asa delta ou com um parapente, a Ilha tem bons lugares de onde se pode decolar, e a escolha do ideal para cada dia deve considerar a direção do vento. Operadoras especializadas oferecem vôo duplo durante o ano inteiro.Na Praia Mole (Costão Norte: 120 m; Sul: 145 m), um tradicional reduto de jovens, os parapentes coloridos já fazem parte da paisagem. O Morro da Lagoa da Conceição tem uma rampa de decolagem (225 m) em um dos visuais mais bonitos do Brasil. As praias do Santinho, Brava (140 m) e a localidade de Rio Vermelho (95 m) também são apropriadas para vôo.O Morro da Lagoa foi o primeiro local a servir de base para saltos de asa delta (e mais recentemente parapente) e ainda hoje é um dos preferidos pelos adeptos do esporte. Salta-se de dois lugares distintos no morro. O acesso à ambos é feito pela mesma estrada de terra, que sai da SC-405 no topo do morro, atrás do antigo hotel.

A primeira rampa é apenas um terreno gramado, logo no começo da subida. A segunda é uma rampa mesmo, de concreto, mas bem mais difícil de ser alcançada: é preciso percorrer uma estrada de terra (cerca de 3 Km) em precárias condições. Um atrativo é a beleza do cenário, pois a estrada até a rampa avança em meio a densa vegetação (o local é frequentado também por aventureiros de mountain bike ou a pé). Os ventos ideais para a rampa do Morro da Lagoa são sul, sudeste e leste.

Próximo da Lagoa, os morros que delimitam a Praia Mole também atraem os adeptos do vôo livre (olha esse vídeo no youtube). O preferido e mais frequentado é o morro do lado direito da praia (canto sul), mas o morro no lado norte (entre a Mole e a Galheta) também é ocasionalmente usado. Para este vôo de praia, os melhores ventos são de sul, nordeste e leste.

Também de vento leste salta-se do Morro do Rio Vermelho, um local menos frequentado que os outros, e recomedável apenas aos mais experientes e conhecedores das condições.

Perto do Rio Vermelho fica o Costão das Aranhas, um canto especial de Floripa, que inspirou o nome da banda Dazaranha. Pode-se voar sobre este costão saindo do Morro do Rio Vermelho, em dias clássicos de leste. Também é possível decolar quase do chão, com vento sul-sudoeste forte, ou ainda voar do outro lado, no Santinho, de norte mas, decolar do Canto das Aranhas e ir para o Santinho, somente de motor. O visual do lugar é muito bonito.

Quando bate o vento nordeste, dois outros lugares pouco conhecidos são usados pela galera do vôo: os morros das praias Brava e da Solidão, onde a beleza natural do litoral garante a viagem.

Para completar, o morro da Costeira do Pirajubaé vira pista de vôo quando o vento sopra de sudoeste, noroeste ou oeste.

A meia hora de carro de Floripa, o município de Santo Amaro da Imperatriz é adequado para o “vôo de térmica”, que não depende das condições do vento. Decola-se a 590 m de altitude e é possível subir até mil metros acima da rampa (veja vídeo).Quem for do ramo e tiver equipamento não precisa mais do que vontade e um dia com vento adequado para saltar, mas quem estiver interessado em aprender, fazer um vôo duplo ou apenas se informar mais a respeito, Floripa possui escolas e associações de vôo que podem ajudá-lo a sair do chão sem maiores riscos. As aulas iniciais são feitas geralmente nas dunas da Joaquina e dos Ingleses/Santinho (onde também se anda muito de sandboard ).

Pára-quedismo e Planador

Quem quer experimentar a adrenalina da queda livre tem uma boa opção no município de São José, na Grande Florianópolis: fazer um salto duplo ou curso de pára-quedas no Aeroclube de Santa Catarina. Para o salto duplo não é necessário ter experiência prévia - bastam apenas 15 minutos de instrução. A idade mínima é de sete anos e o máximo de peso é 95 kg. Já a idade mínima para realizar o curso e saltar é de 15 anos - com autorização dos pais ou responsáveis - e menos de 120 kg. Não há limite máximo de idade. O risco da atividade é mínimo, pois existem disparadores automáticos no equipamento, pára-quedas de reserva e normas estritas de segurança.

Vôos panorâmicos com planadores também são uma boa opção de apreciar a paisagem catarinense por um ângulo diferente. Não há nenhuma restrição para os passageiros. Já o curso requer bastante dedicação. Exige-se do aluno um laudo de um médico credenciado pelo DAC (Departamento de Aviação Civil).

Serviço: Aeroclube de Santa Catarina (São José), Tel.: (48) 3257-0400

Boa parte do texto acima foi originalmente redigido por Gustavo Cabral para o projeto Guru de Viagem. Essa versão 2007/2008 inclui ainda alguns trechos publicados originalmente no Guia Santa Catarina - Terra de Aventuras, da editora Letras Brasileiras, com textos meus (Rogério Mosimann) e de Dauro Veras.

Segundo a Santur, o Guia pode ser solicitado pelo e-mail ascom@santur.sc.gov.br, e está disponível para o “trade”, estudantes, professores de turismo e pessoas que gostam de aventura e pretendem praticar essas modalidades de turismo na Santa e Bela Catarina. A Letras Brasileiras oferece para compra on-line por R$ 7,00.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,



Posts relacionados


14 comentários até agora ↓

  • 1 ana maria alves de souza // 3,01,08 às 12:32 pm

    muito boas as dicas para vôo duplo com parapente! é o meu sonho e o meu desfio, qualquer hora apareço lá!

  • 2 Rogério // 7,01,08 às 11:22 am

    Legal, Ana, apareça mesmo e depois nos conte como foi!

  • 3 Sergio Silva // 10,10,08 às 12:16 pm

    Bom dia!

    Passei hoje de manhã cedo na lagoa e vi umas máquinas(creio que da prefeitura) limpando o terreno no campo de pouso de Vôo da Lagoa da Conceição,
    gostaria de saber o que esta acontecendo, e se há alguma possibilidade de terminarem com o Vôo Livre na Lagoa.

    Estou muito preocupado, pois sou amante da maravilhosa arte que é o Vôo livre, mande notícias urgente.

    Sérgio Souza da Silva

  • 4 Sérgio Mello // 3,08,09 às 3:41 pm

    Gostaria de saber contatos para voo duplo de asa delta. Obrigado.

  • 5 Fabricio // 10,11,09 às 5:55 pm

    Gostaria de saber qual o preço em média de um voo duplo?
    Duplo seria com o instrutor guiando, certo?
    E a partir de quantos voos estarei apto a voar sozinho?

  • 6 wendel // 11,12,09 às 9:49 am

    gostaria de saber o preço para voo duplo, e qual o telefone para contato.

    Abraços

  • 7 Reginaldo Eltz Seimetz // 26,03,10 às 12:51 am

    quero fazer um curso de parapente

    qual o custo e condições ???

    aulas nos finais de semana ?????

    local das aulas ?????

  • 8 rafael // 27,05,10 às 6:01 pm

    gostaria de saber o valor do salto de parapente no mês de junho.

  • 9 Karoline de Oliveira // 12,10,10 às 11:31 pm

    Gostaria de saber o preço do vôo duplo, e o horário de funcionamento?

    Obrigada.

  • 10 Adeilson Ferreira(Sem Terra) // 8,12,10 às 2:46 pm

    O curso de parapentesai por 1,500 reais,pode ser parcelado em 4x.
    O dia das aulas quem escolhe são os alunos e os locais das aulas pode ser na lagoa ou em Santo Amaro da Imperatriz…8 84614544 ou 91575757.
    Um grande abraço…

  • 11 debora // 2,01,11 às 8:46 pm

    oi quero muito voar, mas moro em tb, quero saber quanto custa e quais os dias que posso ir.

  • 12 mario // 6,01,11 às 11:28 am

    ilustre precisa saber um site ou email de voos duplo em garopaba irei no carnaval de 2011 para la´, tem alguma sugestão

  • 13 Anna Karolina Nascimento // 6,01,11 às 11:20 pm

    oi, nomes de lugares que oferecem voo e também quanto fica em média um voo desses? etambém telefones para contatos.

    Obrigada.
    Anna

  • 14 Amanda Rosa // 4,03,11 às 4:35 pm

    Bah achei muito interessante :D
    Mas gostaria de saber os preços de cada voo :D
    Obrigada

Diz aí...